A política é o governo da opinião.
Carlo Bini (1806-1842)




sexta-feira, 12 de março de 2010

"Recensão" ao Jornal da Noite da SIC Noticias de sexta, 12Março

Abertura do telejornal é feita com discurso de Francisco Louça no debate de encerramento da discussão do Orçamento de Estado, sem qualquer enquadramento e sem qualquer referência às posições assumidas pelas outras forças políticas. Sendo a terceira força política, no quadro parlamentar, é curioso este destaque. Não sendo claro o critério jornalístico, presumo que o critério de Mário Crespo terá sido simples. Perguntou à redacção qual das forças políticas mais veementemente malhou no governo? Foi o do BE! Então é com esse que vamos referenciar o acontecimento político do dia.
Segui-se a entrevista ao filósofo José Gil. Não há pensamento sem liberdade; a inquietude de quem pensa; o que tolhe o pensamento dos portugueses; foram alguns dos tópicos da entrevista.
Frente-a-Frente Guilherme Dias e Fernando Rosas. Aquele destaca, no seu minuto, noticia no DN sobre o caso Freeport. Compreende-se! A sondagem que vinha umas páginas antes, no mesmo jornal, que dava o PS próximo da maioria absoluta, é assunto demasiadamente desagradável para ser referenciado. Fernando Rosas destaca, no seu minuto, a intenção do governo em privatizar os CTT, com a qual discorda. Também estou de acordo! Segui-se a discussão do PEC. Vaticinaram ambos o pior dos futuros em resultado da sua implementação. São críticos em relação ao mesmo mas não apresentam alternativas. Um crítica no conforto de quem votou contra o Orçamento de Estado; outro desunha-se na sustentação política do seu voto de abstenção. Terminou! Aproveita-se a entrevista de José Gil.