A política é o governo da opinião.
Carlo Bini (1806-1842)




quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O ser Ex

Diariamente somos, invariavelmente, confrontados em todos os órgãos de comunicação social com a opinião de ex-Ministros das Finanças, que a exprimem com toda a propriedade, e sentados numa cátedra, quase todos alinhados pela oposição, sobre como resolver os problemas da crise financeira que o país atravessa e como cortar o deficit, por forma a atingir a tal meta que sossegue os mercados e satisfaça as instâncias europeias.
Ora o que eu gostava era que se fosse feita uma análise da evolução de alguns índices económicos durante o mandato que exerceram como Ministros das Finanças, cuja a correcção tanto reclamam. Por exemplo: evolução deficit; evolução do PIB; evolução da dívida pública; redução da despesa primária; redução do peso do estado na economia; etc. Só depois é que deveriamos dar ouvidos a esses Ex de qualquer coisa.

O retomar do discorrer da opiião

Após algumas semanas de interregno, retomo o discorrer da opinião, num tempo que, politicamente, está a ser dos mais interessantes da história recente do país. Ainda que com contornos preocupantes e dramáticos ... Mas são estes momentos que separam os homens que pela sua postura perante o país ficam na sua história dos que nem nela merecem uma pequena inscrição.