A política é o governo da opinião.
Carlo Bini (1806-1842)




segunda-feira, 28 de junho de 2010

"Buzinão na ponte", versão 2010

Com grande descrição, sem se comprometer, o PSD vai estimulando, ainda que com frases assertivas, um novo buzinão, como se pode ver aqui.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Big Brother watching you in the SCUTS

Há hipocrisia na discussão dos chips nas chapas de matrícula, associando a sua colocação a um verdadeiro Big Brother, cujos olhos são desconhecidos.
Na verdade, nas sociedades contemporâneas já se vive num verdadeiro Big Brother: os cartões magnéticos permitem à entidade bancária saber onde, quando e quanto sobre uma dada operação bancária; os imprescendíveis telemóveis permitem saber onde estamos e até com quem estamos; já é significativo o número de Câmaras Municipais, de todos os quadrantes partidários,  que estão a implantar, por razões de segurança, sistemas de video vigilância que permitem monitorizar o que se faz sobre o seu alcance, entre as quais a de Coimbra e do Porto. Acresce as câmaras utilizadas na regulação do tráfego. É certo que o chip é de colocação obrigatória. Mas utilizar o argumento de o governo querer obrigar "os automobilistas a andar com Estado no banco de trás dos automóveis", como fez o líder da bancada do PSD, Miguel Macedo, é querer ignorar a realidade em que já vivemos. Mas sendo assim, antes o Estado que entidades privadas.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O arguido José Sócrates

Hoje a comunicação social faz manchete que José Sócrates é arguido em processo de Manuel Moura Guedes. Seria um péssimo sinal para o sistema democrático que o jornalismo de sargeta conseguisse acentar na barra do tribunal o Primeiro Ministro por ter chamado os bois pelo nome.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Conhecimento e crescimento económico

Pedro Passos Coelho afirma, como podemos ver aqui, que Portugal tem que apostar no conhecimento como via para o crescimento económico. Quer o PSD quer o próprio chegam tarde a este debate. Todos se lembram da ironia feita no parlamento por Durão Barroso à aposta de António Guterres no alargamento da internet a todo o país. Mas apesar de chegar tarde, ainda bem que chega e se junta à política levada a cabo por José Sócrates de aposta no conhecimento como meio de alavancar o crescimento económico, o que se traduziu em 1,5% do PIB em 2008 e 1,18% em 2009. Inferior ainda ao investimento em muitos dos países da OCDE, mas estamos no caminho certo.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PT: uma empresa temida

A novela entre a PT  e a TELEFÓNICA está a ser interessante de acompanhar.
Ficamos a saber que a PT é uma empresa temida pelas bandas do reino de Castela: a TELEFÓNICA pretende que a PT tenha uma posição discreta no mercado brasileiro, caso aceite a proposta de aquisição da VIVO, conforme se pode ver aqui. Por outras palavras, Golias teme David, o que convenhamos é um elogio à PT.
Esta capacidade de afirmação de uma empresa que nasceu num pequeno país, como o nosso, é, acima de tudo, uma janela de esperança para os países com a mesma dimensão de não virem a ser absorvidos pelos grandes impérios económicos, que dominam este mundo de economia global, e afirmarem-se no mercado global. Têm de, contudo, assentar a sua estratégia em três pilares: conhecimento, capacidade de gestão e de organização. Acrescento um quarto: engenho, que, convenhamos, historicamente nunca faltou aos portugueses.